O livro “Telejornalismo e Morte” foi lançado no dia 4, na Livros e Livros, em Florianópolis. De autoria do professor e pesquisador do curso de Jornalismo da Univali Itajaí, Carlos Alberto de Souza, a publicação aborda como a morte, um assunto tabu na sociedade moderna ocidental, se torna pública com o advento da comunicação de massa, dos meios eletrônicos de comunicação. O livro custa R$ 25,00.
O livro, publicado pela Editora da Univali, mostra como a morte é tema corrente em jornais de notícias e filmes na TV, mas que isso não a transforma em um fenômeno sobre o qual as pessoas possuam alguma experiência ou domínio. Ele lança luzes sobre o fenômeno a partir da sociologia, psicanálise e comunicação e foca a investigação sobre a televisão, principal veículo contemporâneo de comunicação social, e sobre o gênero jornalístico, que retrata, diariamente, a realidade do mundo aos telespectadores.
Segundo o pesquisador, foi observado que os telejornais contribuem para a ocultação da morte na sociedade moderna ocidental e que essa ocultação no espaço televisivo, no telejornal, acontece de forma diferente da observada no meio social: “Ela acontece por meio da espetacularização, banalização, dissolução e manipulação dos acontecimentos, cenas e detalhes”, aponta Carlos Alberto.
Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.