Geral - julho / 2007

Como anunciar
2ª Desfile de Moda Artesanal na Passarela do CATI
Formatura da 2ª turma Jovem do Alistamento Cidadão em São José
Vi...Ouvi...Escrevi...
Está precisando de emprego?
Estado ganha Fórum do Cooperativismo Catarinense
COLUNA DO PIB
O valor da amizade
Associação de Apicultores de São José recebe equipamentos
Deputado é homenageado como “Amigo do Pescador”

Radar Democrático

Rubens Alves
cardiga@gmail.com - (48) 8411-9747

Cartas marcadas
Duas semanas antes da votação que decidiu pela cassação dos vereadores Juarez Silveira e Marcílio Ávila, a coluna recebeu informação segura que, pelo menos um dos dois parlamentares no alvo da Comissão de Ética da Casa, seriam cassados. Notadamente, de um vereador membro da Comissão. Relatou: “Estamos sofrendo ameaças por telefone, mas não podemos nos furtar da responsabilidade, a sociedade exige respostas de seus representantes, se nada acontecer corremos o risco de não podermos mais sair na rua”, relatou o vereador que preferiu não se identificar.

Decisão inédita
Juarez e Marcílio prometeram recorrer da decisão da maioria dos seus ex-pares. Alegam diversas irregularidades jurídicas. Esperamos os próximos capítulos. Cá entre nós: os dois deveriam colocar a barba de molho e tocar suas vidas longe dos cargos públicos. Não há mais clima. Defender-se das acusações é algo que qualquer pessoa faria, mas continuar a pleitear a continuação no parlamento municipal é imoral. Certamente grande parte dos eleitores dos dois é a favor da decisão tomada pelos outros quatorze vereadores de Florianópolis.

Imagem arranhada
Com as gravações telefônicas divulgadas nos últimos dias fica cada vez mais evidente o desgaste da administração do prefeito Dário Berger. Coloca na mira da justiça e da opinião pública a lei feita para isentar de impostos empreendimentos hoteleiros de Florianópolis, mas que de acordo com a conversa de Juarez Silveira com o empresário Marcondes de Matos, foram para beneficiar o proprietário do Costão do Santinho. Em troca, por exemplo, de uma doação de meio milhão de reais para a campanha do deputado federal e irmão do prefeito, Djalma Berger. Evidentemente as afirmações são negadas pelos irmãos Berger com veemência.

Baixa sentida
No meio do furacão provocado pela Operação Moeda Verde, que coloca o governo Dário Berger no foco da artilharia, o prefeito perdeu, no dia 08 de julho, um dos mais qualificados e próximos colaboradores: o Secretário de Comunicação, Ariel Bottaro Filho. Um enfarte fulminante o vitimou aos 61 anos, foi encontrado no apartamento que vivia no Centro da Capital catarinense.

Luto na Imprensa catarinense
O enterro ocorreu no dia 09 de julho emocionando familiares, amigos e companheiros de profissão. O colunista trabalhou com Ariel e presta aqui estimada homenagem para aquele que lhe deu a primeira oportunidade profissional. Estarrecido com o ocorrido, o colunista compareceu ao velório e junto com os outros companheiros despediu-se de Ariel ao som de Ave Maria de Roberto Carlos. Farão falta seu humor e sua falsa rabugice.

Volta do Velho Mundo
Ao voltar da viagem que fez junto da comitiva governamental, Dário Berger mudou a estratégia e partiu para o ataque. Desqualifica as declarações de seu ex-líder, o vereador Juarez Silveira, e ataca o procurador-geral interino da Câmara de Vereadores, Antônio Schrain. Qualificou-o de “boca alugada do ex-governador Esperidião Amin”, levantando suspeições sobre alguns pareceres desse profissional. Promete para os próximos dias anunciar um novo pacote de obras e reestruturar duas das secretarias que protagonizaram os atos das licenças ambientais negociadas: SUSP e Floram.

Reeleição
Era certa a filiação do prefeito de Florianópolis ao PMDB, assim imaginava o presidente estadual da sigla, Eduardo Pinho Moreira, recuou diante dos novos fatos colocando Dário Berger sob suspeição. Leonel Pavan já o considera fora do PSDB. Sendo assim, parece que resta ao prefeito correr para o PSB, partido comandado pelo irmão Djalma.

Proposta
Falando em Djalma, o deputado federal entrou com projeto de lei para ampliar para os prefeitos e governadores a ME (Medida Especial), hoje prerrogativa exclusiva do Presidente da República. Semelhante à Medida Provisória. Parece estar na contramão, pois hoje em dia discute-se enormemente esse expediente que seria excepcional e tornou-se modo de governar. Tranca pautas no Congresso e impede a tramitação das reformas tão aguardadas pela sociedade.

Direitos Humanos
Santa Catarina é o único estado do Brasil que não possui um Conselho Estadual de Direitos Humanos, trata-se de um aparato imprescindível para a construção, discussão, promoção e defesa dos direitos dos cidadãos. Ada de Luca (PMDB), presidente da Comissão de Direitos e Garantias Fundamentais de Amparo à Família e à Mulher, da Assembléia Legislativa, afirma que vai colocar vontade política na realização desse projeto. “Vou lutar pela causa até o dia que eu parar de respirar”, declarou a deputada.

Despedida
O colunista se despede desse espaço e agradece a grande oportunidade de escrever no Jornal “Oi São José”. Liberdade de expressão e democracia são fundamentais em um País e esses conceitos foram amplamente respeitados pela direção do jornal. Lembro ainda, os colaboradores e críticos sem os quais não teríamos as informações e os ajustes necessários. Passarei uma temporada na Europa, espero ter deixado as portas abertas.

Radar Democrático
Como anunciar
Formatura da 2ª turma Jovem do Alistamento Cidadão em São José
Vi...Ouvi...Escrevi...
Está precisando de emprego?
Estado ganha Fórum do Cooperativismo Catarinense
COLUNA DO PIB
O valor da amizade
Associação de Apicultores de São José recebe equipamentos
Deputado é homenageado como “Amigo do Pescador”

2ª Desfile de Moda Artesanal na Passarela do CATI

Sessenta modelos exclusivos foram apresentados na passarela do Cati – Centro de Atenção à Terceira Idade, na última quinta-feira, 19, às 20h. As novidades de moda produzidas neste ano pelas alunas das seis escolas profissionais de São José foram destaque no 2º Desfile de Moda Artesanal. Cada escola apresentou 10 modelos de acordo com o tema proposto. Com base na arte desenvolvida nas aulas as alunas mostraram tendências estéticas nas roupas confeccionadas, como: blusas, calças, saias, taier, roupas infantis e cachecóis.
Participaram do desfile as escolas profissionais Cândido Amaro Damásio – sob o tema “Os Clássicos Preto e Branco”, Escola Profissional de Barreiros – “Nosso Litoral”, Escola Profissional de Campinas – “Casarios de São José”, Escola Profissional da Bela Vista – “Simplicidade no Luxo Futurista”, Escola Profissional Santo Antônio – “Orquídeas com Arte” e a Escola Profissional da Forquilinhas – Inverno Tropical. Autoridades como o Vereador Altevir Schmitz e a Secretária de Educação de São José, Méri Terezinha Melo Hang se fizeram presentes, juntamente aos amigos, parentes, convidados que lotaram o espaço principal do Cati.
Os trajes foram elaborados exclusivamente para o Desfile, cada qual com um detalhe diferenciado. Os modelos foram os próprios familiares dos alunos, que emprestam ao evento toda praticidade e irreverência da moda cotidiana. O Desfile, criado pela Secretaria Municipal de Educação, tem como meta evidenciar os trabalhos realizados, objetivando a melhoria do ensino.
Com o objetivo de divulgar os trabalhos realizados durante o ano, sob a orientação de professores comprometidos com o profissionalismo e direcionados ao mercado regional e nacional os looks expostos foram pensados de acordo com a realidade josefense, em suas necessidades diárias e voltadas às exigências do dia-a-dia. Momentos de rotina profissional, horas de lazer, bem como, às ocasiões e eventos que exigem um traje especial, ou até mesmo de descontração junto aos filhos, à família, num passeio ou viajem foram apresentados de formas únicas e individuais nas seis coleções.
O evento teve duração de uma hora e trinta minutos. Ao final, as diretoras Ana Euzebina Porto, Sônia Guedi, Matilde Silveira Almeida, Eliane Henrique, Maria Helena Pauli Koerich e Florípedes de Oliveira Rech subiram ao palco para receberem os aplausos do público. O desfile foi animado e mostrou inovação e profissionalismo dos alunos.
As escolas profissionais de São José oferecem 28 cursos à comunidade nas seguintes modalidades: Pintura – tecido, em tela, em seda, em porcelana, em madeira e em gesso; Costura – lingerie, moda praia, costura em malha, patchwork e patchcolagem; Linhas – tricô, crochê, renda de bilro, renda de malha, tapeçaria, crivo e macramé; Bordado – à mão e à máquina; Dança – ginástica para criança e dança de salão para adultos; Informática; Estética – manicure e cabeleireiro; Biscuit e Artes Aplicadas. Ao todo são cinco mil alunos inscritos no projeto orientado por 200 professores.
Tanto o desfile quanto as Escola Profissionais são iniciativa da Prefeitura de São José, através da Secretaria de Ação Social. Mais informações com a supervisora Dulce Flores (48) 3381-7440 / 3381-7400 / 3381-7439.

Radar Democrático
Como anunciar
2ª Desfile de Moda Artesanal na Passarela do CATI
Vi...Ouvi...Escrevi...
Está precisando de emprego?
Estado ganha Fórum do Cooperativismo Catarinense
COLUNA DO PIB
O valor da amizade
Associação de Apicultores de São José recebe equipamentos
Deputado é homenageado como “Amigo do Pescador”
Formatura da 2ª turma Jovem do Alistamento Cidadão em São José


A 2ª turma do projeto Jovem do Alistamento Cidadão (JAC) contou com a participação de 246 jovens de 17 a 20 anos.

A Prefeitura de São José, através da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social, realizou, no dia 5 de julho, a formatura da 2ª turma do projeto Jovem do Alistamento Cidadão (JAC), no pátio da Prefeitura de São José, em Barreiros.
Duzentos e quarenta e seis jovens com idades entre 17 e 20 anos receberam o certificado de conclusão do curso, com duração de 140horas/aula. No treinamento, promovido em parceria com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e Secretarias Municipais, os alunos receberam noções básicas de legislação do trânsito, práticas de primeiros socorros, técnicas operacionais e relações humanas.
O JAC é um alistamento civil voluntário que oferece aos jovens dispensados do serviço militar obrigatório e residentes em São José, uma oportunidade para atuarem em atividades de apoio à Guarda Municipal de São José e demais Órgãos do Poder Municipal.
A turma recebeu o nome de “Murilo Capela”, em homenagem ao ex-procurador falecido recentemente. A esposa dele, Izilda Mendes Baixo, recebeu das mãos do prefeito de São José, Fernando Melquíades Elias, um buquê de flores, como forma de agradecimento, se tornando a patrona da turma.
Depois de um mês de curso ministrado pelos oficiais, sargentos e cabos do serviço militar, os jovens do JAC estão habilitados para atuar como orientadores de trânsito no horário de entrada e saída nas escolas, na conservação do patrimônio público e no auxílio de atividades administrativas nos centros de saúde municipais. Por este trabalho os jovens recebem vale transporte e bolsa-auxílio no valor de R$ 367,00.
Para o formando Cléber Ribeiro da Silva, de 21 anos, que deseja seguir carreira militar, o JAC representa o primeiro passo dessa empreitada. Já Mônica Venturi Torres, mãe do formando Patrick Torres, de 17 anos, acredita que essa iniciativa seja um grande investimento social, já que os jovens estão aprendendo e valorizando o respeito e a ética e, deste modo, estão se afastando das drogas e das vulnerabilidades sociais.


Autoridades prestigiaram a formatura dos jovens que vão atuar em atividades de apoio à Guarda Municipal de São José e demais Órgãos do Poder Municipal.

Destaques
Ao som da Banda da Polícia Militar – União Josefense, os jovens receberam diplomas de seus padrinhos e madrinhas, sendo os três melhores classificados: Djeison da Silva, Luiz Fernandes Oliveira e Liniker Philipe Bertolini, homenageados com a entrega dos certificados pelo prefeito Fernando Elias, pelo secretário de Segurança e Defesa Social, Francisco José da Silva e pelo Comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Ed'Oner Paes Sá, respectivamente.
De acordo com o secretário de Segurança, Francisco José da Silva, o JAC é o mais importante projeto na área de segurança e o único de inclusão social em Santa Catarina. “É o projeto mais importante, pois conta com a participação da família, deixando os jovens longe das drogas”, afirma.
O alistamento voluntário tem duração de um ano, com uma carga horária de cinco horas diárias. Assim que o tempo de serviço estiver completo, a Associação Empresarial da Região Metropolitana de Florianópolis – AEMFLO/CDL tem o compromisso de oferecer emprego ao jovem. O projeto, que teve início em abril de 2006, já formou mais de 200 jovens, e em sua próxima edição, 30% das vagas poderão ser destinadas às mulheres, dependendo ainda de aprovação de lei a ser encaminhada para a Câmara Municipal.
Para o prefeito Fernando Elias a família é a grande responsável pela educação dos jovens, devendo conduzi-los para o caminho da ética. “A família deve reger dia-a-dia seus jovens para os caminhos do bem para que estes possam tornar o município de São José cada vez mais um modelo de Segurança Pública no Estado”, resume.
Para encerrar a solenidade, o grupamento, formado pelos integrantes do Jovem do Alistamento Cidadão, realizou o desfile oficial.

Radar Democrático
Como anunciar
2ª Desfile de Moda Artesanal na Passarela do CATI
Formatura da 2ª turma Jovem do Alistamento Cidadão em São José
Vi...Ouvi...Escrevi...
Está precisando de emprego?
Estado ganha Fórum do Cooperativismo Catarinense
COLUNA DO PIB
O valor da amizade
Associação de Apicultores de São José recebe equipamentos
Deputado é homenageado como “Amigo do Pescador”

EDUCASUL – A ecologia também será tema do Educasul 2007, que acontece de 8 a 11 de agosto, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis. O mestre em educação e especialista em Biologia dos Vertebrados e Metodologia de Ensino, Edson Gomes Travassos, vai falar sobre educação ambiental partindo da idéia de que todos devem contribuir para a prevenção dos problemas da natureza. O evento discute diversas questões ligadas à infância de 0 a 10 anos e deve reunir cerca de três mil profissionais da área. As inscrições continuam abertas e são feitas através do site www.educasul.com.br. Mais informações através do telefone: 48 3222-4030;
MULHERES – Consumidoras assumidas, as mulheres estão ocupando cada vez mais espaço. Hoje, já são responsáveis por mais de 90% da decisão de compra e tornaram-se o principal alvo das empresas. Estudos evidenciam que o perfil das consumidoras evoluiu bastante nos últimos anos, já que elas exigem mais praticidade e alta tecnologia. Hoje, elas são responsáveis por 94% da compra de acessórios para o lar e mobiliários, 92% dos pacotes turísticos, 91% dos imóveis, 88% dos planos de saúde, 88% dos artigos de luxo, 75% de produtos de limpeza, 72% de artigos de papelaria, 65% de alimentos, 58% de remédios, 50% dos computadores e 42% dos carros. De acordo com o gerente de marketing, Henrique Dias Ogawa, estima-se que entre 70 e 80% de tudo o que é vendido no mercado hoje depende ou tem influenciada decisão feminina (Fonte: Revista Mercado Brasil, março 2007).
PESQUISA – Os 293 municípios de Santa Catarina receberam uma pesquisa enviada pelo Movimento Pró-Projetos de SC que pretende traçar um mapa das necessidades que cada cidade tem em relação à execução de projetos sociais, culturais e esportivos. “Responder a esta pesquisa, simples e objetiva, pode ser muito importante e reverter em vantagens para o município”, defende Marcio Godoy, presidente do Instituto Movimento. Em entrevista recente à Folha de São Paulo, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o volume de recursos através de Incentivos Fiscais chega a R$ 65,5 bilhões em 2007. “Nunca nenhum governo distribuiu tantos recursos através de projetos como o Governo Lula”, disse o ministro. Só que Santa Catarina é um dos estados que menos utiliza esta verba disponível. Para se ter uma idéia, Goiás é o estado que mais capta recursos através de incentivos fiscais;
GASTOS – Os interessantes gastos feitos pelos órgãos federais traz algumas reservas orçamentárias (notas de empenhos) para lá de intrigantes. Veja o Senado Federal, por exemplo. A Casa comprometeu, em orçamento, incríveis R$ 485,1 mil para reformar um único apartamento em Brasília, de propriedade do órgão. Como se não bastasse, o Senado também reservou R$ 41,5 mil para o tratamento dentário do ex-senador alagoano Divaldo Suruagy. O valor é quase o equivalente à compra de dois carros populares zero quilômetro. Quanto à verdadeira obra prima no imóvel do Senado, localizado em uma quadra onde muitos senadores residem na Capital Federal, há de se questionar. Que apartamento é esse em que uma reforma custa quase meio milhão de reais? Com toda essa quantia, oriunda do bolso do contribuinte brasileiro, não seria mais prático e econômico comprar outro?;
GASTOS 1 – Ainda sobre gastos em consultórios odontológicos, o Senado emitiu uma nota no valor de R$ 12,2 mil para pagar o tratamento da região bucal da senhora Weslian Roriz, mulher do ex-senador Joaquim Roriz. Isso porque a ex-primeira dama do Distrito Federal era dependente do parlamentar;
GASTOS 2 – Para mobiliar as residências oficiais do Senado não podia faltar dinheiro também. O órgão liberou em orçamento R$ 405 mil, por meio de pregão, para as “super compras”. Além disso, foram reservados R$ 13,1 mil pela contratação de uma empresa para reformar o gabinete 19, que pertence ao senador Expedito Júnior (PR/RO). E o Senado não parou por aí. Foram emitidas várias notas de empenho, desde o ano passado, no valor total de pelo menos R$ 140 mil para o senhor Elias Lyra Brandão gastar com “material de consumo”. É exatamente essa a descrição da documentação no Sistema Integrado de Administração Financeira (SIAFI).
JUDICIÁRIO – No Poder Judiciário, destaque para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), que empenhou R$ 4,1 mil para a aquisição de uma única poltrona giratória para ser usada no gabinete da ministra Maria Thereza de Assis Moura. Quanto conforto... O ministro Napoleão Nunes Maia Filho também quis fazer um “ajuste” em seu gabinete. Foram reservados pelo STJ R$ 1,2 mil para a aplicação de sinteco em aproximadamente 40 metros quadrados no piso de tábua de madeira em sua sala.
MÓVEIS – A Presidência da República continua na mesma. Vive reservando dinheiro para comprar móveis. Esta semana foram comprometidos R$ 34,7 mil para a aquisição de oito mesas, sendo duas de jantar, 10 cadeiras de madeira, quatro sofás, quatro poltronas “estilo nobre”, cada uma por cerca de R$ 1,5 mil, dois pufes com “cintas elásticas” e uma estante rack;
VERGONHA – Vale ressaltar que não existe nenhuma ilegalidade, nem irregularidade nesse tipo de compra feita pelo governo e que tais quantias gastas, com certeza, não resolveriam os problemas do Brasil. A intenção de publicar essas aquisições é popularizar a discussão sobre os gastos públicos junto ao cidadão comum, a fim de aumentar a transparência e o controle social, e mostrar que a Administração Pública também possui, além de contas complexas, compras curiosas. É uma vergonha!;
CRISE – Foram feitas 12 notas de empenhos para a aquisição de material esportivo, pelo segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta II). Foram R$ 22,2 mil reservados em orçamento do centro de tráfego aéreo responsável pela região Sul e pelo estado do Mato Grosso do Sul para a compra de bolas de futebol, vôlei, kits esportivos, bombas de encher, garrafas térmicas. E a crise aérea pegando fogo pelo País afora;
HOMENAGEM – A ABIH-SC foi homenageada no último dia três, pelo Hotel InterCity Premium Florianópolis, durante o 4° Encontro de Amigos da InterCity, no Floripa Music Hall, na Capital. O presidente da entidade, Wilson Luiz de Macedo, acompanhado pelo vice-presidente, Luciano Schroeder, e pelos diretores Francisco Carlos Costa e Talmir Duarte da Silva, recebeu uma placa de Cincinato Lui, gerente, e de Fanny Cutrole, diretora comercial do hotel. Segundo Cincinato, o evento foi criado para destacar ações e iniciativas de entidades e empresas que atuam no setor. Além da ABIH-SC também foram homenageados o Florianópolis Convention & Visitors Bureau (FCVB), através de sua presidente, Carmen Maria Peters, e o próprio Floripa Music Hall, através de Sérgio Meneghin, gerente geral.
DIRETORIA – Tomou posse no último dia cinco, no Plaza Itapema Resort & Spa, a nova diretoria do Costa Esmeralda Convention & Visitors Bureau, para o biênio 2007/2009. Diversos Associados, diretores e conselheiros da ABIH-SC integram o Conselho Administrativo que é formado pelos seguintes membros: Presidente: Marcelo Schünke (Plaza Itapema Resort & Spa - Itapema), Vice-presidente: Antônio Carlos Lopes (Casa do Turista - Porto Belo), Diretor Financeiro: Cássio Fernando Lopes Peixoto (Hotel Residencial Itapema - Itapema), Secretário: Georges Pytseys (Pousada George´s Village - Bombinhas), Diretor de Planejamento: Gianfranco Schürmann Curi (Pousada Vila do Farol - Bombinhas), Diretor de Relações Externas: Marcelo Sabin (Pousada Vila Verde - Porto Belo) e Diretor de Promoções e Publicidade: Luiz Carlos Nunes (Hotel Beira Mar - Itapema). O ato de posse foi prestigiado por várias autoridades entre as quais o governador em exercício, Leonel Pavan, o diretor de marketing da Santur, Valdir Walendowsky, o presidente da Federação dos Convention & Visitors de SC, Ricardo Ziemath, o presidente da ABIH-SC, Wilson Luiz de Macedo, e diretores da entidade, além da imprensa e trade turístico.
INAUGURAÇÃO – Numa ação política considerada inovadora, empresários, lideranças comunitárias, esportistas e políticos reuniram-se e criaram uma nova frente representativa em Palhoça – 10º colégio eleitoral do Estado. Desta união surgiu o Partido da República (PR). O partido já conta com aproximadamente 1.000 filiados, e ao que tudo indica, o número deve aumentar nas eleições do ano que vem. Para concretizar a ação, está confirmada a inauguração da sede do Partido no próximo dia 30 de julho, às 19h30m. A executiva dá como certa a presença do presidente Nacional do Partido, o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, do deputado federal e presidende Estadual, Nelson Goetten, do prefeito de Jaraguá do Sul, Moacir Bertoldi, autoridades locais e regionais. A grande expectativa será a filiação do empresário e presidente da Associação Comercial e Industrial, Francisco de Assis Peres da Silva, mais conhecido como Chico da Sinasc, que é considerado por muitos, candidato natural a prefeito da cidade. “Fico satisfeito pela lembrança, mas quem vai decidir é a executiva do Partido. Só sei que devo muito a esta cidade que me recebeu de braços abertos e tenho compromisso firmado com os palhocenses. Nossa meta é trabalhar com quem pensa numa Palhoça moderna. Palhoça é privilegiada por estar próxima à Capital e ter logística para turismo, educação, investimentos na indústria, comércio e ser um dos pontos nobres para construção civil”, salienta o atual presidente da Comissão Executiva Municipal, Luis Paulo Kniss. Informações pelo fone: 3286-8528 ou pr.palhoca@gmail.com;
REFLEXÃO – “Que o seu sim seja sim, e que o seu não seja não. Se você assumiu uma responsabilidade, vá até o final. Mantenha sua palavra, porque ela é preciosa. Cada vez que sua palavra for honrada por seus gestos, ela se torna cada vez mais forte” – Jesus Cristo


Notícias para esta coluna através dos E-mails: luizmarsoria@yahoo.com.br, ou pelo fone: (48) 8402-0985.
* Luiz Mar Sória é Jornalista (SC-01624-JP)

Radar Democrático
Como anunciar
2ª Desfile de Moda Artesanal na Passarela do CATI
Formatura da 2ª turma Jovem do Alistamento Cidadão em São José
Vi...Ouvi...Escrevi...
Estado ganha Fórum do Cooperativismo Catarinense
COLUNA DO PIB
O valor da amizade
Associação de Apicultores de São José recebe equipamentos
Deputado é homenageado como “Amigo do Pescador”

Está precisando de emprego?
O "Oi São José" dá uma forcinha!!!

Para participar gratuitamente da Coluna de Empregos do jornal "Oi São José" é só enviar seu nome, telefone, emprego que deseja, até o dia 15 de cada mês, por e-mail: oisaojose@oisaojose.com.br, fax: (48) 3259-5077, ou endereço: Caixa Postal 20.471 - Kobrasol - CEP 88102-970 - São José.

• Meu nome é Wilson Mansani, sou vendedor e operador de telemarketing, tenho 50 anos, divorciado, moro em Campinas. Estou à procura de emprego na minha área, ou em outras. Tenho disponibilidade para qualquer horário. Para entrar em contato comigo, ligue: 3241-2235 (recado), ou 9959-2992, ou ainda, por e-mail: wilson_mansani@yahoo.com.br.

Radar Democrático
Como anunciar
2ª Desfile de Moda Artesanal na Passarela do CATI
Formatura da 2ª turma Jovem do Alistamento Cidadão em São José
Vi...Ouvi...Escrevi...
Está precisando de emprego?
COLUNA DO PIB
O valor da amizade
Associação de Apicultores de São José recebe equipamentos
Deputado é homenageado como “Amigo do Pescador”

Estado ganha Fórum do Cooperativismo Catarinense


O objetivo do Fórum do Cooperativismo Catarinense é construir soluções para a população que não tem vínculos com o mercado formal e que busca oportunidades para ser independente financeiramente.

Pessoas com interesses comuns, organizadas economicamente e de forma democrática, com a participação livre de todos com idênticas necessidades formam uma cooperativa. Foi com a idéia de fomentar essas iniciativas que a Assembléia Legislativa instalou o Fórum Parlamentar Permanente do Cooperativismo Catarinense, coordenado pelo deputado Renato Hinnig.
Segundo Hinnig, a meta do Fórum é construir soluções para a população que não tem vínculos com o mercado formal e que busca oportunidades para ser independente financeiramente. “O objeto deste Fórum encontra-se na economia solidária através do fomento, da criação, da manutenção de cooperativas e associações de vários segmentos”, disse. O parlamentar ainda afirmou que o cooperativismo é um das alternativas de organização capaz de incluir as pessoas na matriz econômica. “Vamos promover essa dinâmica de trabalho que oportuniza as pessoas a ter trabalho, a gerar sua renda e conseguir alcançar sua inserção social.”
O secretário de Estado da Agricultura, Antônio Ceron, explicou as origens do movimento afirmando que no Egito e na Grécia já existiam formas de cooperativismo. “É um sistema necessário no desenvolvimento econômico, principalmente no que diz respeito à agricultura familiar. Outros setores como crédito, saúde e transporte também trabalham forte no tema”.
Dejandir Dalpasquale, ex-ministro da Agricultura, que também participou do evento, disse que quando era presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) o ponto mais debatido era a importância do setor na distribuição de trabalho e renda. “Santa Catarina é um dos estados mais desenvolvidos no que diz respeito ao cooperativismo. São ações construídas que resultaram na aplicação da autogestão”, afirmou.
O Fórum continuou com cinco palestras. A primeira, de Valeska Guimarães, professora da Universidade Federal de Santa Catarina, tratou da Economia Solidária e Cooperativismo.
Para falar sobre práticas a serem seguidas e experiências de Florianópolis, foi dada a palavra ao representante nacional dos catadores de material reciclado, Dorival Rodrigues Santos. Já Isolene Brusch Schvanbach falou sobre “Talentos da Terra”.
Por último, Neivor Canton, presidente da Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc), discorreu sobre os Desafios do Cooperativismo Brasileiro. Segundo ele, o Estado tem cerca de 250 cooperativas divididas em 13 ramos. “Santa Catarina tem mais de 720 mil cooperados e apresenta cada vez mais resultados positivos com justa distribuição econômica”.
Estavam presentes no evento os deputados Reno Caramori, Onofre Agostini e professor Sérgio Grando.

Encaminhamentos – Ficou deliberado na reunião que uma comissão será criada para dar seqüência aos assuntos levantados e construir propostas concretas a favor do cooperativismo. A comissão deverá pôr em prática ações como a solicitação do aumento do número das linhas de créditos para pequenas cooperativas, a criação de mecanismos de divulgação para a compreensão do sistema e, principalmente, a intercooperação. “É preciso que os cooperados aprendam a trabalhar entre si. É importante que eles consumam os produtos de outras cooperativas, estimulando essa interação”, concluiu Hinnig.

Radar Democrático
Como anunciar
2ª Desfile de Moda Artesanal na Passarela do CATI
Formatura da 2ª turma Jovem do Alistamento Cidadão em São José
Vi...Ouvi...Escrevi...
Está precisando de emprego?
Estado ganha Fórum do Cooperativismo Catarinense
O valor da amizade
Associação de Apicultores de São José recebe equipamentos
Deputado é homenageado como “Amigo do Pescador”

COLUNA DO PIB
Dr Paulo de Tarso Guilhon
pguilhon@hotmail.com


“Dinheiro público é do público, isto é, da totalidade dos contribuintes; mais ainda da totalidade das pessoas que formam a sociedade política. Não é um dinheiro do Estado, que é apenas a parte do corpo político encarregado de sua gerência.”
Dom Lourenço de Almeida Prado, Monge Beneditino.

Com o propósito de conhecer melhor a atuação da Agência de Fomento de Santa Catarina, o BADESC, estive conversando com Dalírio Beber, presidente da organização. A seguir, o resumo da conversa.

Coluna do PIB – O que é o BADESC?
Dalírio – É um grande instrumento de desenvolvimento catarinense com sede na Capital e nove agências regionais que, por meio de suas linhas de crédito, persegue o objetivo maior de tornar realidade o sonho dos empreendedores de Santa Catarina.

Coluna do PIB – O BADESC tem alcançado seu objetivo?
Dalírio – Sim, porém, cabe ressaltar que Santa Catarina possui como característica ser um Estado eminentemente empreendedor. São muitas as demandas e os recursos disponíveis devem ser muito bem administrados para poder fazer frente aos projetos que refletem a criatividade e inovação dos empreendedores do nosso Estado. Contudo, é de se destacar que, historicamente, o BADESC tem participado, decisivamente, para a formação do PIB de Santa Catarina, aportando recursos nos projetos que contribuem para o desenvolvimento sustentável catarinense.

Coluna do PIB – Algum destaque especial?
Dalírio – Embora tenhamos as limitações naturais de qualquer instituição, procuramos atender ao nosso público que é muito diversificado em suas demandas. O BADESC tanto participa do desenvolvimento dos municípios catarinenses por meio de aporte de recursos para as prefeituras, como também, por exemplo, concedendo micro créditos para micro empresas.

Coluna do PIB – Fale um pouco mais sobre os recursos do micro crédito.
Dalírio – O micro crédito é uma genial criação de um PhD em economia de Bangladesh, Muhammad Yunus, autor da obra o Banqueiro dos Pobres. Na obra, Yunus explica como nasceu o sistema que empresta recursos de pequena monta para empreendedores. O sistema ganhou mundo e, em Santa Catarina, uma rede formada por 19 Organizações Sociais de Interesse Público, as chamadas OSCIP, atua em conjunto com o BADESC emprestando valores que vão de R$ 200,00 a R$ 10.000,00 aos nossos empreendedores.

Coluna do PIB – Empreendedores comentam que não têm acesso às linhas de crédito bancárias face ao condicionamento burocrático. O que o senhor tem a dizer sobre isso?
Dalírio – Isso não ocorre no caso do micro crédito. É aí que reside o sucesso desse sistema. São valores, relativamente pequenos, acessíveis mesmo a empreendedores informais. Com a facilidade de acesso aos recursos, os empreendedores prosperam e sentem-se estimulados a sair da informalidade, contribuindo para o aumento da arrecadação do Estado.

Coluna do PIB – O Departamento de Economia da UFSC produziu uma rica pesquisa sobre a importância da inovação para o desenvolvimento catarinense. O documento faz parte do Masterplan, instrumento do processo que norteia o futuro de Santa Catarina. O BADESC tem alguma linha específica para o setor de tecnologia, em especial as incubadoras?
Dalírio – O BADESC possui uma linha de crédito chamada PRO EMPREGO que, como o nome está dizendo, aporta recursos para projetos que gerem trabalho e renda. Esse me parece ser o caso das incubadoras de base tecnológica com forte atuação em Florianópolis, Blumenau e Joinville, principalmente. O PRO EMPREGO não é específico para o setor de incubadoras, mas pode ser aplicável.

Coluna do PIB – Espaço para seu recado final.
Dalírio – O BADESC está ultimando negociações para voltar a operar com injeção de recursos do BNDES, o principal financiador dos projetos nacionais. Com isso, a economia catarinense deverá ser estimulada. A intenção do BADESC é atuar por meio de suas agências regionais, em consonância com as 36 Secretarias de Desenvolvimento Regional e consolidar uma rede de apoio ao desenvolvimento sustentável de Santa Catarina. Nosso objetivo é atender o maior número possível de demandas apoiando bons projetos empresariais para que os sonhos de nossos empreendedores se transformem em realidade. Informações mais específicas encontram-se no site: www.badesc.gov.br.
Paulo de Tarso Guilhon – Economista, Master of International Management, Doutor em Engenharia de Produção.

Radar Democrático
Como anunciar
2ª Desfile de Moda Artesanal na Passarela do CATI
Formatura da 2ª turma Jovem do Alistamento Cidadão em São José
Vi...Ouvi...Escrevi...
Está precisando de emprego?
Estado ganha Fórum do Cooperativismo Catarinense
COLUNA DO PIB
O valor da amizade
Associação de Apicultores de São José recebe equipamentos
Deputado é homenageado como “Amigo do Pescador”
Para conhecer melhor...

O radialista Nivaldo Salvador é natural de Urubici, Santa Catarina. Iniciou suas atividades no rádio aos 15 anos em Cascavel, Paraná, e na televisão, na TV Taborá. Passou por duas emissoras no Mato Grosso do Sul, na Rádio Clube de Dourados, e TV Caiuás. Retornou para Santa Catarina aos 21 anos, onde comandou o Sabadão da Luar, na Rádio Comunitária Luar FM, além de fazer o programa Estrada da Vida, na TV São José. Salvador também tem outros talentos. Ele canta desde menino, tem várias composições em todos os estilos musicais. Recentemente foi convidado pelo renomado radialista Jairo Lisowski, para comandar as manhãs de domingo na Radio Guarujá, lançando um programa popular que é líder de audiência dominical, o “Brasil de Sul a Norte”, onde mantém vivo o sonho de todos os brasileiros que participam de sorteios de vários brindes.
Confira a seguir a entrevista “pingue-pongue” com o radialista Salvador.

Nome: Nivaldo Salvador
Data de nascimento: 15/05/1962
Local de nascimento: Urubici (SC)
Ocupação: Radialista
Formação: 2º grau completo
Primeiro emprego: Radio Colméia (PR)
Se não fosse Radialista gostaria de ser: Ator
Passatempo: Música
Qualidade: Simpatia
Defeito: Detalhista no detalhe
Livro: O Alquimista
Filme: de ação
Futebol: Avaí, Figueirense, Guarani: Sou Palmeiras.
Um invento: Televisão
Um Sonho: Paz no Mundo
Realidade: Globalização
Medo: Violência
Ainda pretendo: Consolidar a liderança da Guarujá no “Brasil de Sul a Norte”
Prefeito Dario: Um bom administrador
Prefeito Fernando Elias: Competente e guerreiro
Governador Luiz Henrique da Silveira: Empreendedor, inovador, político nato...
Um Vereador: Adi Xavier
Congresso Nacional: Sou pela dissolvição na conjuntura atual
Presidente Lula: Não chega a ser um bom administrador, mas aprendeu a fazer política.
Um lema: Fazer o bem sem olhar a quem.
Um conselho: Plante amor e colha a paz.
Amigo fiel: é o de todas as horas.
Ultimo pedido: entre na Guarujá e participe do programa “Brasil de Sul a Norte” (1420 OM, 5980 OC)

Radar Democrático
Como anunciar
2ª Desfile de Moda Artesanal na Passarela do CATI
Formatura da 2ª turma Jovem do Alistamento Cidadão em São José
Vi...Ouvi...Escrevi...
Está precisando de emprego?
Estado ganha Fórum do Cooperativismo Catarinense
COLUNA DO PIB
Associação de Apicultores de São José recebe equipamentos
Deputado é homenageado como “Amigo do Pescador”

O valor da amizade

Ao escrever meu livro “Sonhos a Gente Realiza!”, fui buscar inspiração nos bons amigos que fiz em minha caminhada em busca de realizar sonhos. Pude sentir que não realizamos sonhos sozinhos e tive prova de que muitos amigos torciam por mim e que eu também estaria torcendo pelos sonhos deles. Sozinhos nada fazemos. Grande foi a alegria de saber que tenho bons amigos.
Quando em nosso caminho deparamos-nos com um amigo fiel, podemos ter certeza que caminharemos com confiança de chegar com alegria ao destino que escolhemos. O valor da amizade não tem preço. No Eclesiástico (Eclo 6, 14) está escrito que “O amigo fiel é uma forte proteção; quem o encontrou, encontrou um tesouro”, e este tesouro da amizade é mais valioso que todo dinheiro existente no mundo. Nele está a grande riqueza do respeito, cumplicidade, gratidão e bondade.
Um bom amigo reconhece as qualidades e deficiências do outro e, mesmo assim, o aceita. Quando você encontrar um bom amigo, conserve a amizade com sabedoria. Cuide do tesouro raro, nele está a fonte de alegria.

Aos amigos que fiz dedico esta mensagem:
Amigo a ti desejo
Coisas boas, só coisas boas
Que o bom Deus com seus anjos
Iluminem tua vida e teus sonhos
Se um dia a ti magoei
Peço perdão por minhas falhas
E para o bem que me fizeste
Meu muito obrigada de coração
Se assim podemos falar para um amigo.
Que nossas mãos sejam erguidas ao céu
Em agradecimento ao nosso criador.

A cada amigo que faço sempre agradeço a Deus, pois os verdadeiros amigos estão sempre presentes nos momentos de alegria e nos momentos tristes.
Aos meus amigos minha gratidão e meu afeto.
Jê Fortuna – Escritora

Radar Democrático
Como anunciar
2ª Desfile de Moda Artesanal na Passarela do CATI
Formatura da 2ª turma Jovem do Alistamento Cidadão em São José
Vi...Ouvi...Escrevi...
Está precisando de emprego?
Estado ganha Fórum do Cooperativismo Catarinense
COLUNA DO PIB
O valor da amizade
Deputado é homenageado como “Amigo do Pescador”
Associação de Apicultores de São José recebe equipamentos


O mel josefense agora pode ser identificado pela marca Mel Encosta da Serra em todo o Brasil.

O dia 27 de junho foi especial para os produtores rurais que fazem parte da Associação de Apicultores do município de São José. Durante encontro no Centro de Atenção à Terceira Idade – CATI, o grupo recebeu uma série de equipamentos que serão utilizados nos processos de produção de mel e no manejo das colméias de abelhas. O projeto de incentivo à produção do produto teve início em fevereiro de 2007 e é uma parceria entre a Prefeitura de São José, a Epagri e o Sebrae. Prestigiaram o evento o prefeito de São José, Fernando Elias; o secretário de Agricultura, Pesca e Abastecimento, Gilberto Campos; o superintendente da Fundação Municipal do Meio Ambiente, Sílvio Rosa; o diretor do Sebrae SC, José Alaor Bernardes; o representante da Epagri, Irineu Antônio Merini. Além, é claro, de um grande número de produtores que fazem parte da Associação.
O momento mais esperado pelos apicultores foi a entrega dos equipamentos. Cada um dos 30 associados contará a partir de agora com pegador de quadros com formão, fumigador, conjunto de macacão e par de botas, e também um garfo desoperculador. Além dos equipamentos individuais, foram entregues 150 colméias, sendo cinco para cada associado, 150 kg de cera alveolada e mais 150 enxames de abelhas geneticamente melhoradas para aumento de produtividade e facilidade no manuseio. O investimento da Prefeitura nessa primeira fase foi de R$ 25 mil. O desafio agora para os envolvidos no projeto é a construção da Casa do Mel, que funcionará em um terreno de 900 metros quadrados doado pelo produtor Daines da Silva, que atualmente preside a Associação dos Apicultores de São José. A propriedade fica na Colônia Santana e, entre estrutura física e equipamentos, serão investidos em torno de R$ 120 mil.


Cada apicultor recebeu um kit individual de instrumentos para o trabalho com as abelhas, além de 150 colméias, sendo cinco para cada um, 150 kg de cera alveolada e mais 150 enxames de abelhas geneticamente melhoradas.

O projeto de incentivo à produção de mel em São José ganhou impulso com a formação da Associação dos Apicultores, em fevereiro deste ano, que conta atualmente com 30 associados. A produção do produto no município gira em torno de cinco toneladas/ano. Mas o objetivo dos associados e das entidades envolvidas é dobrar a quantidade de mel produzido nos próximos anos. Colabora para isso, além do incentivo com a doação dos equipamentos e matéria prima, o acompanhamento através de treinamentos periódicos por técnicos do Sebrae.
A profissionalização da atividade também é uma das preocupações, por isso uma das primeiras providências foi a certificação junto ao Serviço de Inspeção Federal – SIF, que possibilita a comercialização do produto, com a marca Mel Encosta da Serra, em todo o Brasil. Conforme o engenheiro agrônomo Luiz Renato Axt Júnior, da Secretaria da Agricultura, Pesca e Abastecimento, a idéia agora é formar com outras associações de apicultores da região um selo comum para comercializar o produto em conjunto e, assim, reduzir custos. “Outra meta nossa é conseguir, com o tempo, a certificação de mel orgânico, com maior valor agregado”, informa.

Radar Democrático
Como anunciar
2ª Desfile de Moda Artesanal na Passarela do CATI
Formatura da 2ª turma Jovem do Alistamento Cidadão em São José
Vi...Ouvi...Escrevi...
Está precisando de emprego?
Estado ganha Fórum do Cooperativismo Catarinense
COLUNA DO PIB
O valor da amizade
Associação de Apicultores de São José recebe equipamentos

Deputado é homenageado como “Amigo do Pescador”


O deputado Renato Hinnig recebe, das mãos do presidente da Confederação Brasileira e da Federação Brasileira dos Pescadores, Ivo da Silva, o troféu “Amigo do Pescador”.

No dia 29 de junho, o deputado estadual Renato Hinnig, participou do Iº Encontro Nacional das Federações de Pescadores e do VIIº Encontro das Colônias de Pescadores e Lideranças do Setor Pesqueiro de Santa Catarina, realizado no auditório da EPAGRI com vários temas relacionados à atividade pesqueira catarinense em discussão.
O tema central das palestras foi o desenvolvimento do setor pesqueiro artesanal sob a ótica de diversas instituições: SEAP/PR, EPAGRI, UNIVALI, Policia de Proteção Ambiental, IBAMA, Banco do Brasil, Capitania dos Portos de SC, FUNDACENTRO, CEF, INSS e DRT.
Durante o evento foi realizado um jantar de confraternização oferecido pela Federação dos Pescadores de Santa Catarina na Sociedade Amigos da Lagoa, onde aconteceram festividades e homenagens. Houve a escolha da Rainha do Pescador e a entrega Troféu “Amigo do Pescador” pelas entidades pesqueiras a diversas autoridades nacionais e estaduais. O deputado Renato Hinnig, pelo seu trabalho na viabilização da isenção do ICMS do óleo diesel pesqueiro para os pescadores artesanais e pelo seu sempre pronto atendimento as solicitações da categoria, foi um dos homenageados da noite.
O presidente da Federação dos Pescadores de Santa Catarina, Ivo da Silva, lembrou do empenho do deputado Hinnig para viabilizar junto ao Governo do Estado, através da Secretaria da Fazenda, a alteração na legislação do ICMS, que possibilita aos pescadores artesanais utilizar os benefícios de isenção do óleo diesel marítimo, atendendo antiga reivindicação da categoria. Em seu pronunciamento o deputado destacou a passagem do Dia do Pescador, rendendo homenagens ao trabalhador da pesca.

 

Voltar

__________________________________________________________________
Copyright Oi São José Online. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Oi São José Online.