São José é a 15ª cidade mais igualitária do Brasil
Clique na imagem para ampliar.
Uma pesquisa realizada pelo Atlas da Exclusão Social no Brasil e divulgada pela Revista Exame recentemente, apontou o Município de São José como 15° no ranking das cidades mais igualitárias do País. Os dados considerados pelos pesquisadores foram emprego, escolaridade e violência.
Dos 35 primeiros lugares, 13 são catarinenses. Em seguida vêm os estados do Rio Grande do Sul e São Paulo, com maior número de cidades no ranking.
Organizado pelos economistas Alexandre Guerra e Marcio Pochmann e o geógrafo Ronnie Aldrin Silva, e publicado pela Editora Cortez, o estudo foi elaborado a partir de um Índice de Exclusão Social (IES), com base em sete indicadores: pobreza, emprego, desigualdade, alfabetização, escolaridade, juventude e violência. Os dados utilizados são dos Censos demográficos do IBGE de 2000 e 2010, com exceção dos dados sobre violência, que vieram do Sistema de Informações de Mortalidade do Ministério da Saúde.
As informações foram transformadas em índices de 0 a 1, sendo que as piores condições de vida equivalem aos valores próximos de 0, e as melhores, correspondem aos valores próximos de 1. São José alcançou um Índice de Exclusão de 0,812.
Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.