Restauração da Igreja Matriz de São José deve ser concluída até abril de 2014
Clique na imagem para ampliar.
A prefeita Adeliana Dal Pont e o arcebispo de Florianópolis, dom Wilson Tadeu Jöinck, visitaram a obra de restauração da Igreja Matriz de São José, no início do mês de dezembro. O vigário paroquial Wanderlei Calça e o presidente da Comissão de restauração, Roberto Bentes, também acompanharam a visita. As obras de restauração estão sendo realizadas com recursos do Governo do Estado. Somente na terceira fase dos trabalhos foram investidos R$ 3,9 milhões.
A restauração deve estar concluída até abril de 2014. A prefeita, que será a festeira da tradicional Festa do Divino do próximo ano, ficou animada com a possibilidade de realizar os festejos já na Igreja totalmente reformada. “A restauração da Igreja, assim como todo o projeto de revitalização do Centro Histórico de São José, é muito importante para a cidade, pois resgata a história do município”, declara.
Segundo a engenheira Ivana Moser, nesta fase estão sendo realizadas as drenagens interna e externa, a recuperação das fachadas, da torre, do sino, dos pisos, dos sete altares, das imagens e do Salão Boa Ventura, além das instalações elétricas, de som, câmeras de segurança e alarmes. Na primeira fase foi restaurado todo o telhado e coro, sendo que na segunda etapa foram reformadas as esquadrias e a parte de alvenaria interna.
A engenheira explicou que a restauração que está sendo feita é bastante conservacionista. O desafio é resgatar a pintura original da década de 1940. Ivana explica que não é possível recuperar a primeira pintura da igreja, pois o reboco foi trocado várias vezes e a pintura original foi perdida.
Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.