São José, Santa Catarina, Brasil
25 de junho de 2024 | 04:00
Edição Novembro | 2010
Ano XVI - N° 174
Receba nossa newsletter
e-mail
Pesquisar
       
Home
Links úteis
Fale com o Oi
Edições do Oi


Editorial
Parecer
Da Redação
Cidade
Especial
Geral
Educação & Cultura
Tradição
Saúde
Social
Colunistas



Veja também:
Panorama Político Borges Neto
Opinião perfeita
VI... OUVI... ESCREVI... Luiz Mar Sória
Gente que cuida da gente Por Mari Vieira*
Felicidade Interna Bruta Paulo de Tarso Guilhon*
Coluna Negócios Esportivos Rafael Zanette

Colunistas
 
Margarida Juiz de Futebol
arbitromargarida@hotmail.com

Clique na imagem para ampliar.
Não está morto...
O Avaí foi todo desfalcado para enfrentar o Internacional, o atual campeão da Libertadores, dentro do Beira-Rio e diante da sua torcida. Sendo assim, nem o mais confiante torcedor do Leão poderia imaginar que iria comemorar um domingo tão perfeito. Tudo conspirava contra o único representante de Santa Catarina na série A. E num começo espetacular, os comandados de Vagner Benazzi arrancaram uma importante vitória por 3 a 2 pra cima dos colorados, que estavam com a cabeça lá em Abu Dhabi. Esse resultado serviu para comprovar que o futebol é emocionante e que nem sempre vence o favorito. Apesar desta vitória o Avaí ainda se mantém na maldita zona da degola.

É o cara!
Ele já foi um ex-jogador de futsal de muito sucesso. Foi um dirigente vencedor num clube de voleibol de Florianópolis. Agora está mostrando toda a sua capacidade gerencial dentro do futebol profissional. Chico Lins pode ser considerado "o cara" na nova administração do Figueirense. O retorno do Clube para a série A tem muito haver com a maneira correta de seu trabalho.

O mais querido
Vejam o poder que tem a maior torcida do mundo. Apesar dos tropeços que anda cometendo o Flamengo, o poder de sua enorme torcida é muito maior do que podemos imaginar. Só no primeiro dia da campanha "Rubro-Negro Para Sempre", que vai permitir ao torcedor rubro-negro gravar seus nomes nos tijolinhos do futuro centro de treinamentos do Clube que está custando ao bolso destes torcedores a quantia de R$ 250, foram arrecadados a exorbitância de R$ 500 mil. Ou seja, meio milhão de reais em um único dia. Não dá para aceitar a situação atual deste time, né!

Subiu
Com uma campanha marcada pela luta e superação durante a caminhada na série B para retornar para a elite do futebol brasileiro, a tão sonhada vaga na série A foi confirmada apenas às 23hs deste último sábado. Foi uma noite histórica para o Figueirense. O alvinegro acordou a cidade percorrendo as principais ruas de Florianópolis em cima de um caminhão do Corpo de Bombeiros. Nestor Lodetti, Márcio Goiano, diretoria e todo o elenco estão de parabéns por esse feito. Agora, com o objetivo alcançado, o torcedor alvinegro, que nunca abandonou o time, tem mais é que curtir esse momento de felicidades. Foi como ganhar um título.

Pensamento do Bambi
No Brasil o Ibama proíbe a caça de jacaré para se fazer bolsa com o seu couro. Porém, o governo arranca o couro das classes C e D para o bolsa família.

Nem precisa jogar
Sem chances de entrar no G-4 da Libertadores, o São Paulo vai jogar neste próximo fim de semana contra o Fluminense e vai perder esse jogo. Tá na cara! É claro que os são paulinos não irão entregar esse jogo descaradamente de "mão beijada". Mas tenho certeza de que eles não irão se esforçar para vencer. O São Paulo, depois que perdeu o clássico na semana passada e ainda perdeu a oportunidade de ver o seu estádio na Copa do Mundo para o timão, anda com o Corinthians engasgado. Alguém tem alguma dúvida que o tricolor carioca irá vencer esse jogo?

Contra o tempo
Depois do objetivo alcançado e sem possibilidades de conquistar a taça na série B, a diretoria do Figueirense corre contra o tempo e já começa a dar forma no plantel para 2011. Alguns destes heróis não deverão ficar no Clube. Baraka tem vínculo com o Mogi Mirim até 2012, o alvinegro tem interesse em sua permanência. Reinaldo trouxe a família para morar na Capital, se adaptou à cidade, mas deve ser uma negociação complicada. Túlio, mesmo nos seus 34 anos, tem tudo para renovar. Willian, o artilheiro da temporada, é hoje o jogador mais difícil de permanecer no Scarpelli. O atleta está sendo super valorizado e o Figueira não tem direitos nenhum no jogador.

Polêmico
Desde o último sábado a noite não se fala em outra coisa. O pênalti sofrido por Ronaldo é assunto em todo o Brasil. Aos 41 minutos do segundo tempo, bola na área do Cruzeiro, o zagueiro Gil choca-se com Ronaldo. O árbitro Sandro Meira Ricci marca pênalti e expulsa o jogador cruzeirense. A marcação desta penalidade é questionável, assim como mais da metade dos pênaltis assinalados neste Brasileirão. É claro, se Ronaldo sofresse a mesma carga fora da área, provavelmente o juiz daria falta. Mas, posso garantir: o choque, da maneira como foi e graças ao posicionamento do jogador do Cruzeiro, foi de uma jogada normal. Esse será o lance mais polêmico de 2010.

Injeção de ânimo
Apesar da inacreditável vitória por 3 a 2 contra o Internacional dentro do Beira-Rio, a situação do Avaí ainda continua bem complicada. O sucesso diante do atual campeão da Libertadores deu uma injeção de ânimo nos jogadores azurra e em todo os seus torcedores nesta reta final. A recepção do torcedor do Leão no aeroporto Hercílio Luz também é mais um grande fator motivacional para o time sair desta fase negativa e manter-se na série A. Como diria o gaudério: não está morto quem peleia.

Novos técnicos
Dois ex-jogadores consagrados no futebol brasileiro comandarão times catarinenses no estadual de 2011. Muller, de 44 anos, que já defendeu o São Paulo, Torino/ITA, Palmeiras, Corinthians e Seleção Brasileira vai comandar o Imbituba. Já o Brusque vai apostar as suas fichas em Paulo Turra, de 36 anos, que já jogou no Caxias/RS, Botafogo, Palmeiras e Avaí. Ele vem para substituir Joceli dos Santos, que foi campeão da Copa SC em 2010.

Vacilo
Dos anos 70 pra cá, viemos somando longas séries invictas contra os argentinos. Agora mesmo estávamos há cinco anos sem perder para "Los Hermanos". Eu disse estávamos. Na partida da última quarta, o Brasil foi melhor em campo, teve mais posse de bola, meteu bola na trave e rondou a área argentina com mais frequência. Mas, num vacilo de Douglas, já no apagar das luzes, eis que ninguém menos que Messi, o melhor jogador do mundo, que até então estava discreto, dispara com a bola e toca no canto esquerdo de Victor para decretar por 1 a 0 a primeira vitória da Argentina depois de um longo jejum de vitórias contra o Brasil.

Cartão Rosa/Vermelho
Cartão Rosa para o presidente do Figueirense, o meu bom amigo Nestor Lodetti. Quando esse "rapaz bom" assumiu o comando do Clube em substituição à Paulo Prisco Paraíso, ele foi motivo de chacotas e de duras críticas. A maioria da rapaziada da imprensa da Grande Florianópolis achava que o Figueirense iria sucumbir sob a nova direção. Nestor assumiu uma dura batalha e venceu, colocando o alvinegro do Estreito na elite do futebol brasileiro. Como diria o meu bom amigo Tião: "o homem limpou a cara de todo mundo".

Cartão Vermelho para o árbitro Pablo dos Santos Alves/ES, que apitou o jogo do Coritiba e Figueirense. Aos 12 minutos do segundo tempo Reinaldo disputou uma bola na área do Coxa e foi puxado pela camisa. O estreante árbitro capixaba deixou de marcar esse pênalti claríssimo. Um lance que poderia ter mudado a história do jogo e, até mesmo, do campeonato.

Quero ver
Tem muita gente empenhada em querer cassar, depois de eleito que foi, o mandato do Tiririca. Essas mesmas pessoas empenhadas nesta batalha deveriam trabalhar para extirpar do cenário político nacional certas figurinhas com atitudes tendenciosas a seu favor e com desvio de conduta. Tiririca, sem assumir, já esta causando um grande estrago na turma dos tendenciosos.

Predestinado
Quando o cara é predestinado não há forças que o ocultem. Vettel começou a correr aos sete anos no kart e já recebeu taças até das mãos de Schumi. Não muito tempo atrás, Bernie Eclestone já havia falado que a sua criação ia prosperar. Tempos depois o jovem alemão conquistou o título mundial em Abu Dhabi, em 2010. Simpático, despojado e veloz, Sebastian Vettel, o campeão do sorriso, é considerado o novo Michael Schumacher. Ele é o símbolo da renovação com talento. A bela vitória da RBR serviu para mostrar que eles não compactuam com jogadas sujas. Foi um belo final.

Sem motivação
Enquanto o Atlético MG sobe, sob o comando do emergente Dorival Júnior, Luxemburgo repete velhos erros, com jogadores conhecidos em curva descendente que está levando o torcedor rubro-negro ao desespero. Petkovick mais parece um ex-jogador. O goleiro Marcelo Lomba mais parece estar sofrendo de dores lombares e o ataque do time é horrível. Vanderlei Luxemburgo ainda não desaprendeu, mas, os seus times parecem não se motivar mais sob o seu comando.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 
 
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.