Câmara anuncia mudanças para o próximo semestre Recuperação da Casa e TV Câmara são os principais projetos.
Clique na imagem para ampliar.
Uma audiência pública no dia 14 de julho reuniu vereadores e moradores de São José para discutir a proposta de revitalização do prédio da Câmara Municipal de Vereadores.
O objetivo do presidente da Casa, Amauri Valdemar da Silva (PTB), e a da mesa diretora é harmonizar a construção com a riqueza arquitetônica do Centro Histórico. “Queremos a Câmara mais aberta à população, com um prédio atrativo, para que as pessoas venham ao Centro Histórico”, destaca.
Uma galeria dos ex-presidentes, exposição fotográfica fixa contando a historia de São José e uma área para atrações culturais são as principais ideias.
De acordo com Amauri, o plenário será alargado para abrigar o aumento do número de vereadores que passará de 13 para 21. “A reforma do prédio irá ajudar a valorizar o Centro Histórico, resgatar o contato com o mar, que faz parte da vocação de nossa cidade. A Casa irá abrigar o trabalho dos vereadores a serviço de São José e da nossa história e cultura”, declara o presidente.
Segundo o vice-presidente da Câmar, Neri Amaral (PMDB), o investimento da obra é um passo necessário para melhorar o trabalho. “Precisamos de melhores condições de trabalho para atender o povo. Hoje temos problemas de infra-estrutura. Iremos investir para melhor servir a São José”, observa.
Arquitetura
Marcos Deitos, arquiteto, apresentou o projeto e o estudo que tem como proposta ocupar o terreno que está atrás do prédio da Câmara. De acordo com Marcos, o campo de futebol de 1945, que é hoje o prédio da Câmara, abrirá ainda mais as portas para a comunidade.
A valorização da história passa pela reconstrução do antigo trapiche de 1908, que já foi restaurado nas décadas de 20 e 40. A preservação ambiental também é foco do projeto, que terá aproveitamento da água da chuva e um eco-telhado.
O deputado estadual José Natal (PSDB) participou da audiência e parabenizou os vereadores. “São José merece um prédio digno para abrigar a Câmara Municipal. É um investimento em prol da nossa cidade, patrimônio de todos”, relata.
Comparecimento
As sugestões indicadas pelas autoridades e comunidade presentes serão anexadas ao projeto. O secretário de Governo de São José, Sanderson de Jesus (PSB), acrescenta que ao ampliar a Câmara irá além dos trabalhos legislativos. “Aqui está a história do município que precisa ser valorizada. Parabéns à mesa diretora que vem com o objetivo de modernizar, humanizar e tornar ainda mais eficaz a Câmara Municipal”, confirma.
Participaram ainda da reunião os vereadores Adriano de Brito (PR), Geraldo Swiech (PT), Lédio Coelho (DEM), Mari Vieira (PMDB) e Méri Hang (PSDB).
Novidades na TV Câmara
O sonho do presidente Amauri será realizado no próximo dia 3 de agosto: a TV Câmara. “Tenho o desejo de fazer totalmente diferente de como estava. Era muito repetitivo e simples, mas agora irá mudar. A partir do dia 3 teremos novos profissionais, uma nova cara, além da nova grade de horários fixos. Queremos duas horas de programação exclusiva diariamente”, avisa.
Amauri quer abrir ainda mais as portas da Câmara à comunidade para que possa fiscalizar e acompanhar o trabalho do vereador.
Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.
COPYRIGHT 2009 • TODOS OS DIREITOS RESERVADOS • É PROIBIDA A REPRODUÇÃO DO CONTEÚDO DESSA PÁGINA EM
QUALQUER MEIO DE COMUNICAÇÃO, ELETRÔNICO OU IMPRESSO, SEM AUTORIZAÇÃO ESCRITA DO OI SÃO JOSÉ ON LINE.